sexta-feira, 20 de março de 2009

Kurt Lewin


Kurt Lewin nasceu em 9 de setembro de 1890 em Mogilno, na Prússia. De sua infância e de sua adolescência ,de seus pais e de sua constituição familiar não sabemos quase nada que possa nos ajudar a decifrar ou pelo menos a perceber seu mistério psicológico. A primeira e única informação que possuímos de sua juventude é que fez seus estudos universitários sucessivamente nas Universidades de Friburgo (Alemanha), Munique e Berlim.
Seus interesses pela Psicologia aparecem gradualmente. Ele se consagra inicialmente à Química e à Física, depois à Filosofia para finalmente dedicar-se à preparação de uma tese de psicologia. Doutora-se em Filosofia pela Universidade de Berlim em 1914, apresentando e defendendo com sucesso uma tese sobre`` A psicologia do comportamento e das emoções``. Sua tese será retomada e completado pôr trabalhos posteriores sendo publicada simultaneamente em Londres e Berlim em 1926. O titulo inglês de sua primeira obra é: ``Investigation into the psychology of behavior and emotion.'' Kurt Lewin começaria sua carreira na Universidade de Berlim em 1914. Mas a guerra tem inicio no verão de 1914. E convocado e servira durante toda a guerra, dela saindo ileso. No outono de 1921 torna-se professor assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Berlim. Do outono de 1918 ao de 1921 não sabemos praticamente nada de Lewin salvo que durante esse período de pós-guerra, publica três artigos sobre a medida dos fenômenos psíquicos. Em 1926 torna-se professor titular de psicologia na Universidade de Berlim. Conservará suas funções e este estatuto acadêmico até a tomada do poder pelos nazistas em 1933.
Em 1933, Lewin, por ser judeu, é obrigado pelos nazistas a deixar a Alemanha com sua família em 24 horas, pagando um resgate para não ser encarcerado em um campo de concentração. Passa pela Inglaterra onde permanece alguns meses, emigrando depois para os EUA, onde é convidado a ensinar na Universidade de Stanford ( California ). Ai permanecera um ano, tornando-se depois professor de Psicologia da Universidade de Cornell, Nova York. A seguir é convidado a ocupar a cátedra de psicologia da criança na Universidade de Iowa e assumir a direção de um centro de Pesquisas ligado a um departamento de psicologia da mesma Universidade, permanecendo ai até 1939. Durante este período, Lewin publica dois trabalhos teóricos, que logo o tornarão celebre: `` A dynamic theory of personality``(56) e ``Principles of topological psychology''(59) .Nesta época, seu interesse principal, e formular uma teoria do conjunto do comportamento individual e, paralelamente, elaborar modelos teóricos que lhe permitam renovar a experimentação e a exploração dos fatos psíquicos. Em 1939, ele volta a Universidade de Stanford e em 1940 torna-se professor na Universidade de Harvard. Em 1945 continuando seu magistério funda, a pedido do M.I.T. (Massachussets Institute of Technology), um centro de pesquisas em dinâmica de grupos. Para Lewin é a ocasião de criar e introduzir no vocabulário dos psicólogos o termo `` Dinâmica dos Grupos ``. No inicio tentara defini-lo por referencia ao contexto acadêmico no qual empreende seus novos projetos de pesquisas. No momento em que Lewin funda Dinâmica dos Grupos, o M.I.T. é o centro mais celebre dos EUA que se consagra em pesquisas em ciências nucleares. Kurt Lewin morreu súbita e prematuramente a 12 de fevereiro de 1947, com 56 anos, em sua residência de Newtonville, situada próxima aos dois centros que trabalhava: Harvard e o M.I.T.. Após sua morte, os professores Alport, de Harvard, e Cautwright, da Universidade de Michigan, em colaboração com sua filha, Gertrud, editam e publicam vários artigos de Lewin sobre dois temas complementares tratando de psicologia social e de dinâmicas de grupos. O primeiro destes volumes intitulado "Resolving social conflicts" e o segundo como "Field theory in social science".
Kurt Lewin era, ao primeiro contato, um homem tímido e por isso mesmo sem flexibilidade e mostrava uma certa dificuldade em abordar as pessoas. Mas para aqueles que trabalhavam diretamente nas pesquisas tornava-se extremamente atraente por sua probidade intelectual, sua ausência de pretensões e sobretudo pelas possibilidades inventivas que mostrava sempre no trabalho. Neste sentido tornava-se uma inspiração para seu colaboradores de pesquisa. Outro traço da personalidade de Lewin era o fato de exigir que tudo fosse discutido explorado e decidido em grupo: hipóteses, objetivos, metodologia e etc. Sempre atento às opiniões e sugestões de onde quer que viessem, respeitoso e disponível, sempre pronto a ajudar seus alunos nos primeiros passos da preparação de suas pesquisas. As descobertas de Kurt Lewin sobre a comunicação humana só constituíram para ele uma ciência depois de serem submetidas a experimentações sistemáticas e a verificações múltiplas na vida concreta dos grupos humanos.

Nenhum comentário: