sexta-feira, 20 de março de 2009

Wolfgang Köhler


Köhler foi o porta-voz do movimento da Gestalt. Seus livros eram escritos com cuidado e precisão que acabaram se tornando os trabalhos-padrão da psicologia da Gestalt.
Nasceu na Estônia em 1887 e com cinco anos se mudou para o norte da Alemanha. Estudou em universidade em Tübinger, Bonn e Berlim, e doutorou-se orientado por Stumpf, na Universidade de Berlin, em 1909.
Köhler passou sete anos estudando o comportamento dos chimpanzés. Registrou o trabalho no clássico volume The mentality of the apes (1917), lançado na segunda edição em 1924. Por mais que achasse interessante trabalhar com os animais no início, em dois anos ele já havia se cansado de trabalhar com eles.
Em 1922 Köhler substitui Stumpf como professor de psicologia da Universidade de Berlim A provável razão para isso seria o livro Static and stacionary physycak gestalts (1920). Nele, Köhler sugere que a teoria da Gestalt consistia em uma lei geral da naturza que pode ser amplamente aplicada em todas as ciências.
Em 1929, publicou Gestalt psychology, uma descrição completa do movimento da Gestalt.
Deixou a Alemanha nazista em 1935 por causa de divergências com o goversno.
Depois de emigrar para os Estados Unidos Köhler lecionou na Swarthmore College, publicou diversos livros e editou a revista gestáltica Psychological Research. Em 1956, recebeu o Prêmio de Destaque pela Contribuição Científica da APA, órgão que, em 1959, elegeu-o seu presidente. Wolfgang Kholer morreu em Enfield a 11 de Junho de 1967.
Obras importantes de Kohler:
1929, The Place of Value in the World of Facts
1929, Psicologia da Forma
1940, Dynamics in Psychology

Nenhum comentário: