segunda-feira, 6 de abril de 2009

Jacob Levy Moreno

Nascido em 1889, de origem judaica. Fez faculdade de medicina, clínica de psiquiatria em Viena, onde conheceu Freud.
Um de seus primeiros trabalhos, foi com um grupo de prostitutas, utilizando técnicas grupais. Depois trabalhou em um campo de refugiados tiroleses, observando as interações psicológicas.
Em 1912, fundou o Teatro Vienense da Espontaneidade, onde começou a formar suas idéias da Psicoterapia de Grupo e do Psicodrama.
O grande ato público de Moreno, foi no Teatro Komödien Haus. Ao se abrir a cortina, havia uma coroa numa cadeira de veludo, espaldar alto e dourado, como um trono real. Seu público era da população de Viena pós-guerra. O tema utilizado por ele, era a busca de uma nova ordem de coisas, buscando no público os que tivessem espírito de liderança, sendo o rei por algum momento no qual o júri seria o resto da platéia. Moreno depois descreveu: "...Ninguém foi considerado digno de ser rei e o mundo permaneceu sem líderes".
Quando lançou o "Jornal Vivo", onde as pessoas a partir das notícias de jornais locais realizavam uma dramatização, criou a raiz do Sociodrama.
Transformou os atores profissionais fiéis ao seu trabalho em "egos-auxiliares".
Assim, Moreno vai desenvolvendo seu trabalho, transformando o Teatro da Espontaneidade em Teatro Terapêutico e este no Psicodrama Terapêutico. Vem deste momento o embrião do Psicodrama de Família e de Casal.
Quando se muda para os EUA, por dificuldades na aceitação de suas idéias na Europa, dizem alguns, começa a propagar o Psicodrama , introduzindo o termo Psicoterapia de Grupo.
1936 em Beacon House, Moreno constrói o primeiro Teatro Psicodramático, que funcionou até 1982 como um centro de formador de profissionais, e onde eram realizadas sessões semanais com psicodrama público.
Teve a desconfiança da comunidade científica, que via nele um pregador messiânico e que buscava nos grupos que propunha tratar, uma ingênua fraternidade. Seus diálogos acabaram por ser com terapeutas de outras linhas, para esclarecer os fundamentos de sua proposta como pesquisador e psicoterapeuta.
Morre em 14 de Maio de 1974, com 85 anos, pedindo para gravar em sua sepultura:
"Aqui jaz aquele que abriu as portas da psiquiatria à alegria."

Nenhum comentário: